Páginas

QUEM SOMOS

A UME/PB é um milagre que nasceu no coração de Deus, para o coração de muitos militares. Ela objetiva congregar os membros das forças de seguranças e civis colaboradores participantes de Igrejas genuinamente evangélicas com atuação no Estado Paraibano, a fim de exercitarmos a fé no senhor Jesus Cristo, único que vive e reina eternamente.

Nós militares evangélicos a vemos como uma porta aberta no nosso meio para a Igreja de Cristo semear nesse campo extenso. Basta entender que as forças de seguranças estão em todo lugar do território nacional, e em quantidade, somente as Polícias Militares juntas se expressam numericamente como o maior exército da América do Sul, com os seus mais de 500.000 (quinhentos mil) soldados adestrados para todo embate no campo dos conflitos sociais. E nessa configuração encontram-se um grupo de elite espiritual das forças, o Reino de Deus, os chamados a seguir, como adoradores e fiéis subordinados, ao General Jesus Cristo.

Há muito tempo nasceu entre os oficiais e cadetes das forças armadas (especialmente do Exército Brasileiro) uma associação de militares evangélicos, que passou a açambarcar as praças e outras forças de segurança, e exatamente, pela força da Policia Militar do Brasil, além de passar a denominar-se UNIÃO DOS MILITARES CRISTÃOS EVANGÉLICOS DO BRASIL, tem como seu principal representante, o Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina Emilson Carlos de Sousa, Pastor – Evangelista da Assembléia de Deus em Florianópolis-SC.

A partir da UMCEB foi fortalecida a UNEV – PMPE, União de Evangélicos da Polícia Militar de Pernambuco, na pessoa do TC Francisco Tércio, hoje, Coronel da Reserva da PMPE, nasceu a UME/PB. Na verdade, dentro do magnífico Plano Divino, no ano de 1995 o Sargento Francisco de Assis do 4º Batalhão de Polícia Militar sediado na cidade de Guarabira recebera uma revelação de Deus estando em sua residência, a qual lhe fez principiar os Encontros de Policiais Militares Evangélicos no Brejo, que se seguiram anos seguintes nas direções do Espírito Santo e do Soldado PM Feitosa. Nessa determinação, munidos pela unção do Espírito Santo, no ano de 1999 (22.08.99), desta feita com a coordenação dos 1º Tenente Lúcio, Sd Feitosa, Sd Rosinaldo (hoje, Sargento), Sd Henrique e Sd De Carvalho e outros, não esquecendo a imprescindível ação de apoio dos senhores Pastor Inaldo Henriques, Ministro da Assembléia de Deus, e Ten Cel PM Rizonaldo Rodrigues da Costa (hoje Coronel), executou-se o IV Encontro dos Policiais Militares Evangélicos do Brejo, com a assistência valiosa do Coronel Francisco Tércio, da co-irmã Polícia Militar pernambucana. Neste quarto evento no brejo, percebendo o digno preletor Cel Tércio, a época Presidente da UNEV-PMPE (União dos Evangélicos da Polícia Militar de Pernambuco), que chegara a hora da criação da Associação de Cristãos Evangélicos dentro da nossa Corporação, procurou reunir-se com militares que também apoiavam o evento (Sgts. Tavares, Brasil e Torquato; Cb Ivan Victor, Sd Edilamar e outros), que uma vez acordaram entre si em formalizar por aclamação dos demais militares estaduais presentes os nomes do 1º TENENTE LÚCIO DOMINGOS DA SILVA e do SD PM MÁRIO FEITOS DA SILVA, para na qualidade respectiva de presidente e vice-presidente, fizessem expandir a Obra na PMPB. Portanto, apresentada a idéia e propositura de forma pública pelo Ilmº Sr. Cel PMPE TÉRCIO, no dia 22 de Agosto de 1999, às 21h e 30min aproximadamente, os congressistas de forma tácita e unânime, diante da Majestade Suprema e da Igreja, elegeram os nomes conforme acima descritos, surgindo a UME/PB (União dos Militares Evangélicos da Paraíba) com a investidura de ambos Diretores confirmada pela oração e ações de graças da Igreja ao Pai, em nome de Jesus Cristo, o Rei da Glória.

Deus sabe como fazer tudo prosperar. Então vejamos: Ele fez nascer no coração do Cadete do 1º ano Lúcio Domingos a chama do Espírito Santo, em novembro de 1988, ainda na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde após a sua libertação dos poderes demoníacos - seres do mal que o atormentavam à noite - fez reunir todos os cadetes evangélicos (do 1º ao 3º ano), tocando a trombeta, não! Mas, indo de alojamento em alojamento, arriscando a sua pele diante dos muitos trotes que os mais antigos dispensavam aos novos cadetes. Depois, em 1991, dessa chama, o Grande um seminarista do Betel Brasileiro fora convidado pelo também seminarista, Irmão e Soldado Aderaldo para participar de um culto no auditório do 1° BPM, lá tendo oportunidade para ministrar a Palavra, Deus lhe revelara pela Unção do Espírito Santo, e esse transmitira - “ me busca pelas madrugadas e medita mais na minha Palavra”, e ainda, “Deus tem uma grande obra a realizar através de ti!”.

Guarabira:

Já em Guarabira, onde nasceu a UME/PB, Deus mostrara ao Irmão Luiz Carlos, diante da Delegada Conceição Casado e do Cb Delmo, ambos servos do Deus Altíssimo, que me viu de joelhos sendo ungido diante da Igreja. E, para a gloria de Deus e divulgação da sua soberana vontade, da mesma forma se deu na Igreja AD, sob a direção do Pastor Inaldo Henriques, e por sua consagração da Obra de Deus nos quartéis, NASCEU A UME/PB, em 22 de agosto de 1999. Presidentes 1º Tenente Lúcio Domingos da Silva e Vice Sd Mario Feitosa da Silva. Começaram as resistências no reino das potestades do ar. Não queriam cooperar para a expansão da Obra a toda Paraíba, diziam que somente cooperariam se os recursos fossem destinados unicamente no Brejo paraibano, onde estava inserida a sede provisória da UME/PB, Rua Adélia de França, 63, bairro do Cordeiro. Outros não aceitaram de imediato a indicação do 1º Tenente Lúcio, alegando que fora o Cel Pastor Tércio quem o tinha elegido, só que eles tinham esquecidos que diante de todo o povo, os mesmos levantaram a mão em sinal de concordância quando da apresentação da presidência da UME/PB. Deus me mandou a evangelizar, e eu usava de todos os meios para conquistar os policiais a confiar em Deus e em mim. Fazíamos cultos com as denominações dos militares, Batista, Congregacional, Assembléia de Deus, ministérios missões e Madureira. Deus nos fez prosperar. EU DIZIA AOS PASTORES: “não podemos apresentar um JESUS DIVIDIDO aos nossos comandantes, somo UM em Cristo Jesus”. E todos concordavam e deixavam as pequenas diferenças de lado. Quando fui a Campina Grande, acompanhando o TC Rizonaldo Rodrigues, comandante do 4º Batalhão, que fora transferido para comandar o 2º Batalhão em Campina Grande, ficara a frente dos destinos da UME/PB – Núcleo 4º BPM, o promovido CB PM Mário Feitosa, que foi líder em mais cinco a seis Congressos de Militares Evangélicos, inclusive o III Congresso da UMENE, União dos Militares Evangélicos do Nordeste, e todos foram coroados de êxito. Hoje, dirige o Núcleo o convocado por Deus, que teve seu casamento restaurado, o Sargento Fábio Rodrigues.

Em Campina Grande:

Com a aquiescência do meu concunhado (TC) Tenente-Coronel Rizonaldo Rodrigues, comandante do 2º Batalhão começamos a fazer cultos no pátio interno e, ás vezes no Auditório, e estudos bíblicos numa pequena sala nos fundos do quartel, ao meio-dia, em um desses Jesus salvou o então Tenente do quadro de Administração (hoje, Major) Odívio Ferreira. Vendo o inimigo de nossas almas que não podia limitar a expansão do Reino de Deus. Pois, eu orava com a Igreja de Cristo, de madrugada, de tarde e de noite, insuflou o meu parente comandante a fazer uma capela com uma “santa” para os militares rezarem quando entrassem e saíssem de serviço. Mas, Deus logo nos deu uma estratégia, solicitamos, em conjunto com o CAP Francisco de Assis Castro e com o Sgt Evangelista José Torres Neto, dele a construção de uma capela evangélica. Mesmo com argumento contrários, até do Comandante Geral, Deus fez com que o promovido Coronel Rizonaldo Rodrigues, autorizasse verbalmente a Construção do TEMPLO DA UME/PB, que posteriormente, depois após inauguração, esse fez público no BOLETIM INTERNO Nº 055, de 20 de julho de 2001, a AUTORIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA CAPELA,com os seguintes dizeres: “ O Cel PM Comandante desta Unidade, autorizou a construção de uma Capela, no interior desta Unidade Policial Militar, nas dimensões de 18 metros de comprimento, por 08 (oito) metros de largura, compreendendo espaços para o sanitário, secretaria e dois banheiros. Anseio antigo da União dos Militares Evangélicos da Paraíba,dirigida pelo 1º Ten Lúcio Domingos da Silva.”.
Vale salientar que aquele que fora uma das lideranças dos militares evangélicos de Guarabira, reticente quanto as vitórias dadas por Deus ao oficial subalterno presidente da UME/PB, no dia da INAUGURAÇÃO DO TEMPLO, permitiu que satanás o usasse contra a moral desse, chamando-o de mentiroso quando ele revelara que houve uma reunião privada e de aspecto escuso na cidade de Guarabira, o que era verdade. Diante de tudo isso, o diabo queria que o Presidente Lúcio desistisse da reunião que tinha a presença de policiais militares de Pernambuco e do Ceará, e do Culto Inaugurativo a noite, pois Deus usando o Sgt Torres, Presbítero da AD, após explanação da Palavra, impactou duas pessoas importantíssimas, minha mãe MARIA DA SALETE e o 2º Tenente Abenício Santiago. Esses foram salvos pela pregação da Palavra.

Sob a direção primeira do Cabo Jordanes, depois do Sargento José Torres Neto e, hoje, do Cabo Flávio Antonio, o Núcleo de Campina Grande já fez mais de dez eventos, aniversários do Templo e do Círculo de Oração - na direção de várias irmãs na batuta da Irmã Anunciada, que nas quintas-feiras reúne mais de 120 (cento e vinte) pessoas -, e Encontros regionais realizados nos Templos da Assembléia de Deus, da Igreja Congregacional 13 de maio, da Igreja Congregacional Diamantina e da Igreja Evangélica O Brasil para Cristo. Nesses eventos, Jesus renovou nossas forças, convocou civis para nos ajudar, usou os Gideões internacionais, tanto para distribuir Bíblias como para doar individualmente recursos para a construção do Templo, que teve custo zero para a POLÍCIA MILITAR.
João Pessoa:
Desde o ano de 2000, Deus tem nos dado vitórias numa das regiões mais difíceis, pelo fato de que as potestades do ar estavam lançando em muitos a desconfiança. Pela graça de Deus conseguimos trazer para o Espaço Cultural, em 1995, o CONGRESSO NACIONAL DA UMCEB – União dos Militares Cristãos Evangélicos do Brasil, com o tema: “Torre forte é o Senhor”. A abertura foi na Assembléia de Deus de João Pessoa, situada no bairro de Jaguaribe. Ficamos no primeiro dia com mais de R$ 29.000,00 (vinte e nove mil reais) de dívidas, mas nos dias seguintes pela mão divina tivemos a solução de não devermos nada a ninguém. Deus é fiel! Deus usou o Cel Francisco Tércio, co-fundador da UME/PB e o Cel Emilson Carlos de Sousa, Presidente da UMCEB. E todos os recursos necessários foram levantados.
Pra ver que a grande João Pessoa tem sido terra difícil, leia o relato abaixo: “Num Encontro Regional, realizamos o evento em dois lugares, no sábado de manhã fora executado o evento na Assembléia de Deus Madureira, pensando nós que teríamos a grande assistência da Igreja local, e dos militares federais e estaduais que nela faziam parte do seu rol de membros, fomos traídos por essa confiança, quase ninguém estava no templo, podíamos contar os assistentes, e no púlpito estava o presidente da UMCEB – Cel Emilson Carlos de Sousa, como preletor convidado. O Cel Emilson dizia: Lúcio, não se preocupe, a obra é assim mesmo. Há dificuldades” . Quando na sequencia da programação, o Presidente Lúcio que dirigia deu oportunidade uma cantora, esposa de um sargento do EB, essa ainda louvando a Deus, de súbito se virou, e disse aquele dirigente e coordenador do evento: “Homem! Haveria alguém mais importante do que EU nesse recinto?”. Houve choros e adorações efusivas a Deus.
Na capital já realizamos PARADAS EVANGÉLISTICAS na Praça Pedro Américo, com as presenças de vários oficiais e de autoridades civis, como Comandantes e representantes do Poder Legislativo, como também, cultos na Igreja Batista do 13 de Maio, uma Parada Evangelística no Bairro do Padre Zé, e Congressos na AD – Central e na Igreja Betel Brasileiro, ambas no Bairro de Jaguaribe. Nesses eventos tivemos representantes de Campina Grande, de Sapé e de Guarabira. Jesus salvou vidas e curou, usando os Cel Francisco de Assis Castro, o Sgt Pastor José Torres Neto, hoje Capelão Voluntário da UME/PB (juntamente com o Capitão Edgar Ferreira Monteiro), e, o Pastor radialista Luiz de Andrade.
Temos cultos no 1º BPM (quintas – circulo de orações na direção da irmã Selma Castro, e, sábados, cultos na direção do Presidente Major Lúcio) , na Cavalaria (onde fazemos Vigílias, sob as direções dos Sgt Vieira e Cb Sabino, apoiado pelo civil Irmão Jailton), no 7º BPM (usando o CB Jonas. Interessante! Lá já tinha uma capelinha para adoração, e a quase sete anos louvamos a Deus ali) e na Praça Pedro Américo (Maj Lúcio, Cb Flaviano e Cb Da Costa), na 4ª Cia, sob a direção do Cb Marcílio, antes Maj Almeida.
Deus nos abençoou de tal forma que funcionam os subnúcleos em Itabaiana (4ª Cia/4ºBPM), em Sapé (3ª Cia do 7º BPM), e em Monteiro (Cia do 2º BPM). Como propostas de se estender para Catolé do Rocha-PB e outras unidades sedes de Batalhões e Companhias.
O propósito da presidência da UME/PB sempre fora unir forças com o Exército Brasileiro, com a polícia civil e com as demais forças de seguranças, mas temos encontrado dificuldades. Porém, acredito que em mais alguns dias veremos concretizados os sonhos da Direção Estadual, que envolve também a construção de uma sede própria em João Pessoa-PB.
Patos:
Nesse meio termo, em 2001, fomos a Patos após enviarmos cartas para tal, e lá ficamos impactados, como Direção Estadual da UME/PB, pelos 20 (vintes) militares evangélicos reunidos na Associação Comercial para instituirmos o NÚCLEO DA UME NA REGIÃO DO 3º BATALHÃO, em Patos-PB. E nessa reunião o CB João Caetano da Costa, hoje na reserva, tomou posse como presidente do Núcleo, uma vez aclamado por todos, e na sua gestão Deus converteu policiais que já estavam à margem da sociedade, civis e familiares de policiais nos cultos realizado no quartel mencionado e nos Encontros Regionais acontecidos na Assembléia de Deus, e na Igreja Evangélica Batista, Pastor Ranieri. Deus é fiel! Já foram realizados mais de cinco Encontros de Militares do Sertão. E, no quartel do 3º Batalhão, às segundas-feiras, Deus tem levantado uma Companhia reforçada mais de 100 (cem) pessoas oram, louvam e adoram a Deus.

Cajazeiras:
O Núcleo de Cajazeiras foi fundado pelo co-regência de uma irmã, de nome Rivãnia, essa que conhecia alguns policiais militares evangélicos, ao participar do evento da UME/PB em Patos sugeriu que fossemos a Cajazeiras-PB, e lá a raiz da Obra de Capelania Militar Evangélica fora fundada. Houve dois grandes cultos evangelísticos na quadra do 6º BPM, um culto com a participação de vários pastores, no Colégio Estadual de Cajazeiras-PB. Neste ano, 2002, o trabalho que tinha sido abandonado pelos fundadores, e estava quase sucumbido se não fosse o resgate que Deus fizera do preso de justiça ex-policial Alexandre, voltou a ser presidido pelo Sgt Joserley, agora com o apoio do Cabo Presbítero Marinaldo, e todas segundas-feiras, temos cultos na frente do Batalhão. No próximo ano teremos o PRIMEIRO CONGRESSO.
Dessa bonita cidade sertaneja já instituímos o Núcleo do 14º Batalhão em Sousa-PB, sob a direção do nosso Irmão Sd Romerio.
Até aqui nos tem ajudado o Senhor!
. Podemos dizer tal expressão pelo marco de termos as condições dadas por Deus de executarmos a CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO TEMPLO DA UME/PB NO NOSSO ESTADO, dentro do quartel do 2° Batalhão de Polícia Militar. Isto é um sinal fatídico que Deus vai continuar operando porque na doutrina canônica e militar nos impomos com humildade e grande responsabilidade. Estamos nos colocando a disposição dos que buscam e ansiosamente querem viver a justiça e a verdade como POLICIAIS E MILITARES REDIMIDOS E VALOROSOS. Jesus Cristo é a Verdade, e nós como seres humanos fracassados que éramos, mas recuperados por Ele, traremos outros a RECONCILIAÇÃO COM O PAI, SENHOR DO UNIVERSO. Arrebataremos vidas do fogo do inferno, neutralizaremos sofismas, mudaremos opiniões. Entretanto, como SERVOS DE DEUS estaremos prontos, não simplesmente pela construção de um altar (templo), mas pela confiança naquele que ESTÁ AQUI, E É MAIOR QUE O TEMPLO.
LÚCIO DOMINGOS DA SILVA – MAJ QOC
Presidente da UME/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário